sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Dicas para uma boa aula Kids!


Trabalhar com crianças é a maior tarefa do mundo, mas ela também pode ser exaustiva! Cada vez que você está numa sala de crianças, você pode estar à beira do caos! Não existem respostas mágicas, mas certamente há algumas dicas que podem lhe ajudar a manter o controle da classe.

1. ESTEJA SUPER PREPARADO
Quanto mais preparado você estiver, mais controle você terá. Conheça a sua lição por dentro e por fora, para que sua cara não esteja enterrada no livro. Tenha todos os seus equipamentos. Se você tiver que parar para procurar pincéis, apagadores, giz de cera, ou qualquer outro material, suas crianças vão se aproveitar da situação! Quando você está preparado para a sua aula, você tem mais espaço no cérebro para ajudar a manter as crianças na linha.

2. MOVIMENTE-SE ENQUANTO ENSINA E VARIE A SUA MANEIRA DE FALAR
Você vai perder a atenção das crianças rapidamente se você se sentar em uma cadeira e falar com eles com voz monótona. Movimente-se e fale muito animado com o que você está ensinando.

3. TORNE AS LIÇÕES INTERATIVAS
Faça as crianças se movimentarem. Se você esperar que as crianças se sentem numa cadeira durante uma hora, você está colocando suas expectativas demasiadamente altas. Projete suas aulas de maneira que os alunos tenham que se mover, falar, rir e brincar enquanto aprendem. As crianças vão encontrar uma maneira de se divertir. Crie aulas que lhes permitam se divertirem junto com você.

4. ENSINE OS VÁRIOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM
As crianças aprendem de muitas maneiras diferentes. Nós temos a tendência de ensinar da maneira que nós gostamos de aprender, ou a maneira pela qual fomos ensinados a crescer. Reconheça que algumas crianças aprendem quando trabalham juntas com as outras. Alguns aprendem quando têm que criar algumas coisas. Alguns aprendem por meio de atividades tranquilas. Alguns aprendem através de jogos ativos. Quanto maior a variedade dessas atividades que você puder incorporar, maior a probabilidade de você satisfazer o estilo de aprendizagem de cada um dos seus alunos.

5. SEJA UM PESCADOR DE NOMES
Quando eu estou ensinando e a Paulinha me interrompe, vou inserir gentilmente o nome da Paulinha no que eu estou dizendo. Eu geralmente não vou parar e distrair a atenção de todos por causa de um, mas posso dizer: “E então, Paulinha, você sabe o que aconteceu depois?”

6. APROXIME-SE DAS CRIANÇAS QUE ESTÃO CAUSANDO DISTRAÇÕES
Mais uma vez, sem interromper o fluxo de sua aula, aproxime-se das crianças que estão tendo dificuldade em prestar atenção. Coloque a mão em seu ombro. Geralmente sua proximidade vai ajudar a recuperar a atenção delas.

7. MANTENHA A LIÇÃO EM MOVIMENTO
O nível de sua aula também é muito importante. Mantenha as atividades em movimento. É melhor terminar uma atividade antes que todo mundo esteja enjoado dela do que esperar até que as crianças encontrem novas maneiras de se entreterem. Torne as transições entre atividades rápidas e suaves. O tempo de inatividade pode ser o seu maior inimigo na administração do comportamento.

8. EVITE CONFLITOS DE PODER
Lembre-se que você é o adulto. Discutir com uma criança de oito anos de idade é uma infantilidade, não da parte dela, mas da sua. Mas, às vezes ficamos tão ofendidos pelo desrespeito ou mau comportamento que escolhemos provar nosso ponto de vista e impor nossa autoridade. E, geralmente, isso termina num impasse inútil. Escolha suas batalhas e resolva o conflito rapidamente. Lembre-se, você é o adulto.

9. ESCOLHA QUAIS ATITUDES IGNORAR E QUAIS ATITUDES PARAR
Às vezes nós atrapalhamos a classe dando importância demais a uma atitude que realmente não precisa de tanto drama. Algumas crianças querem atenção, mesmo que seja negativa. Ignore as atitudes que você puder, mas não hesite em deter as atitudes que estão atrapalhando os outros de aprender.

CONCLUSÃO
Essas dicas são apenas um ponto de partida, mas cada professor e mestre vai aprender o que funciona através da experiência. Ao adquirir suas experiências – seja por lições como esta, seja pela vivência prática com a galerinha – compartilhe com seus demais colegas. Ajude a expandir uma rede poderosa de mestres maduros que ajudam a conduzir as crianças de Jesus pelo caminho em que devem andar.

JENNY FUNDERBURKE é líder de ministério infantil na Westwood Baptist Church, na cidade de Birmingham, Alabama. Escritora e blogueira, ela tem muitos anos de experiência na área de trabalho infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário